13 de maio de 2012

De Lagarta à Borboleta




Nunca havia falado abertamente nos meus blogs sobre a minha luta contra balança. Tomei coragem após ter lido vários blogs de “meninas” que tem o mesmo problema que o meu. Luto contra a minha obesidade com ajuda de médicos e reeducação alimentar desde 11/12 anos, ou seja, há mais de 20 anos. 

Venho de uma família paterna onde são todos acima do peso. Minha avó teve um AVC (acidente vascular cerebral) com 40 anos de idade. Por consequência desse AVC ela tinha muita dificuldade para se locomover, não praticava esportes porque não tinha paciência e nem condição de locomover para as práticas, ou seja, uma pessoa sedentária. Nos seus últimos 5 anos de vida sua saúde foi piorando. Primeiro teve uma trombose e por causa disso amputou as pernas. Depois de 14 anos vivendo dessa maneira faleceu. O meu pai é uma pessoa com excesso de peso. Tem pressão alta e já sofreu um infarto. Ele só veio a cuidar da saúde caminhando todos os dias depois de ter infartado com 40 anos. Tenho outros parentes que conheci e outros que não conheci que tem o problema com a balança.

Além do meu histórico familiar, tenho os meus próprios problemas de saúde. Não me lembro de ter sido uma criança magra. Desde que me entendo por gente sempre fui uma menina gordinha. Daí surgiu vários apelidos “carinhosos” como: baleia, orca, elefante entre outros. Tive períodos em que consegui emagrecer, tudo com ajuda de atividade física e reeducação alimentar. A minha dificuldade para emagrecer aumentou desde que fui atropelada em 2004 e depois que fraturei o pé em 2006. Estou ainda pensando no que irei fazer para mudar essa minha atual situação de obesa. Não tenho nada de concreto e definitivo. Só sei que preciso mudar e recuperar a minha saúde. Essa é a minha principal meta de 2012.




4 comentários:

  1. seja vem vinda sempre flor, estou lhe seguindo bjssss linda semana

    ResponderExcluir
  2. Dri,
    o máximo que pesei foi 94kgs, o peso que tinha no dia que operei!
    Venho de uma família com grande tendência à obesidade (mãe, tias, irmão) + as seguinte comorbidades: resistência insulínica; refluxo; pressão alta (meu pai j teve 2 infartes); hérnia de disco... E depressão...
    Quando cheguei aos 89kgs comecei a pesquisar sobre a cirurgia (meu irmão operou em 2008 e me incentivou muito) e vi que preenchia os requisitos: IMC > 35 + comorbidades, aí me enchi de coragem e operei!
    Melhor decisão de sempre!
    Pois, luto contra a balança desde os 11 anos de idade (como vc) e agora me sinto, finalmente, em condições de vencer essa parada de verdade!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito incentivador ler pessoas com problemas semelhantes aos meus que hoje levam a vida normalmente !!!!
      bjs

      Excluir