2 de julho de 2012

Vortéeeiiii





Estou de volta, rs. Só hoje voltei usar internet no computador. Estava usando mais pelo celular e aí  acabei não atualizando o blog. Mas, enfim vamos contar como foram os meus dias após a cirurgia que  foi dia 25/06/2012. A  técnica que o médico utilizou foi a Bypass gástrico com derivação em Y-de-Roux  por videolaparoscopia. Cheguei no Hospital Life Center as 06:30 para a minha internação, as 07:40 fui me arrumar para seguir para o bloco cirúrgico. Saí da sala de recuperação e fui levada para o apartamento às 14:30. Entre  os dia 25 e 27 até as 10:30 fiquei somente no soro, sem colocar uma gota de água na boca. Dia 27 comecei a beber água, suco e chá. Não gostei do caldo de legume do hospital, rs. Dia 28 o médico foi no meu quarto para retirar o dreno (que alivio !!!!) e para assinar a minha alta do hospital. Os meus dias depois que cheguei em casa têm sido tranquilos. Tenho me alimentado a cada 1h em 1h com suco, água de coco, gelatina liquida, caldinhos de legumes e hoje a minha dieta mudou da dieta liquida restrita para liquida completa.

Foi um alivio essa mudança, não estava aguentando mais, rs. Bom, é isso. Notei que estou bemmm magrinha, rs … Mas não confio muito na minha balança mecânica, parece que estou pesando 98kg, ou seja, saí dos 100, vivaaaa, antes estava com quase 106. Vou esperar até dia 06/07 para saber certinho quantos quilos que eliminei desde que fiz a cirurgia !!! Graças a Deus não fiquei menstruada durante a cirurgia hahaha. Fiquei somente quando cheguei em casa. Meu intestino voltou a funcionar ontem sem precisar usar nada. Obrigada pelo carinho de todas que torceram por mim.


 Roteiro Alimentar Pós-Operatório de Gastroplastia


1a Semana: Somente dieta líquida restrita (água, chás, sucos de frutas coados, caldos coados e gelatina) Iniciar com pequenos volumes, 30 à 50 ml por vez, usando colher, várias vezes ao dia, atingindo um total máximo de 1500 à 2000 ml por dia.

2a à 3a Semana:  Somente dieta líquida completa. Introduzir sopas, mingaus, coquetéis e vitaminas de frutas. Iniciar com pequenos volumes, aproximadamente 50 ml por vez, lentamente. A hidratação (água, chás, sucos) deve ser feita nos intervalos. O total máximo por dia não deve ultrapassar 1500 à 2000 ml ao dia.

4a Semana:  Iniciar com dieta pastosa. Todos os alimentos devem ter a consistência de um purê.

5a à 6a Semana:  Começar, aos poucos, com dieta sólida, mastigando bem os alimentos..Cada refeição deve ter, no máximo, 100 à 120g por vez e não mais do que isso. Pare de comer imediatamente assim que sentir seu estômago já está cheio ou quando a fome passar. Nunca force comer mais do que a capacidade que seu estômago comporta.

A partir da 7a Semana: Dieta sólida fracionada em 5 à 6 refeições ao dia com volumes máximos de, aproximadamente, 150g por vez ou menos ainda (observe sua tolerância máxima). Sugestão:
- 3 refeições sólidas (café da manhã, almoço e jantar)
- 2 à 3 refeições líquidas (lanche de manhã, tarde e noite, se necessário)



 Recomendações passadas pelo meu cirurgião bariátrico, Dr. Eduardo Nacur, o que não substitui a avaliação do seu médico.

1. Procure comer bem devagar,  mastigando bem os alimentos e, principalmente, envolvendo os alimentos com a saliva. Você só deve engolir depois que os alimentos estiverem bem triturados e em consistência pastosa. Dê um pequeno intervalo entre as garfadas .

2. Procure não ingerir líquidos durante as refeições, pois isso pode dificultar ainda mais a digestão.

3. Evite alimentos gordurosos, principalmente frituras, salgadinhos, carnes e queijos gordos.

4. Evite açúcares e doces, principalmente com o estômago vazio, pois você pode sentir um mal-estar horrível: pulsação acelerada, fraqueza, palidez, suor frio, cólica e diarréia. Isso pode e deve ser evitado. Se, esporadicamente, sentir vontade de ingerir doces, só utilize pequenas porções após as refeições.

5.  Se você não tolera leite de vaca, mesmo quando diluído em água, você deve utilizar leite de soja ou similares. Existem várias opções no mercado. Escolha sempre uma marca de boa qualidade e observe se ele é enriquecido com vitaminas e sais minerais , principalmente com cálcio.

6.  A maioria das pessoas não tolera carne vermelha nos primeiros meses após a cirurgia. Ela deve ser reintroduzida com muito cuidado, pois mesmo depois de mastigar bastante, o “bagaço” da carne pode obstruir a passagem dos alimentos através do anel no estômago, trazendo consequências desagradáveis. Dê preferência para carnes mais tenras e macias, como frango, peru e peixe. Mesmo assim, mastigue-as bem e lentamente antes de engolir.

7. As bebidas gasosas (refrigerante, água tônica, água gasosa, soda) também não são muito bem toleradas, pois provocam um certo desconforto abdominal (gases) e podem ativar o mecanismo da fome, além de não trazerem nenhum benefício nutricional.

8.  Procure não beliscar entre as refeições. Estipule horários mais ou menos fixos para as suas refeições e não coma nada nos intervalos, beba apenas água em pequenos goles. Se você começar a comer fora dos horários de refeições, poderá não emagrecer de forma satisfatória e  poderá apresentar complicações no futuro.

9. Você deverá tomar bastante água ao longo do dia. Ela vai te ajudar as desintoxicar seu organismo, evitando a formação de pedras nos rins e aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Se você sentir fome nos intervalos das refeições, é porque não bebeu água o suficiente.

10. Se não houver aderência ao tratamento, o resultado poderá não ser satisfatório e o maior prejudicado ser você mesmo! Pense bem nisso



6 comentários:

  1. Nossa, já perdeu tudo isso?? Parabéns, e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiiii parabéns que emagreci isso tudo sim rs ... segundo a minha balança rs ... Vamos na sexta né rs !?

      bjs

      Excluir
  2. Dri,
    que bom ter notícias suas!!!
    Saber que você está bem!!!
    Quando chegar na pastosa vc voltará a se sentir gente!!!!
    Se cuida bem direitinho, pois é fundamental para o sucesso da cirurgia!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida .... Já estou me sentindo bem com a dieta liquida completa :)
      bjs

      Excluir
  3. Que ótimo que correu tudo bem!
    E é muito provável sim que já tenha saído dos 100, vivaaaa! ! !
    Muito, muito bom!
    Se cuida Dri!
    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Só agorinha vi o Doc =( e aí vim correndo pra cá, claro!!
    Fiquei tão feliz em ter ido te visitar, queria ter te visto de qualquer jeito e vi.
    Que bom que você está bem, Dri, que deu tudo certo e que você tá se acostumando aos poucos. Em breve você vai ficar cada vez mais e mais satisfeita consigo mesmo e o mais importante: cada vez mais saudável.
    Vamos que vamos!!

    ResponderExcluir